Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Tudo que você precisa saber sobre Pensão Alimentícia

Publicado por Luana Barros
há 4 anos

▪️Pensão alimentícia é obrigação de fornecer tudo aquilo que é necessário para que os filhos sobrevivam como ajustar qualidade de vida. Embora o termo usado seja "alimentos", este abrange mais que alimentação, incluindo tanto as despesas com alimentação quando os gastos com habitação, assistência médica, vestuário, educação, cultura e lazer, entre outras despesas ordinárias e extraordinárias.

▪️Como requerer? para requerer a pensão alimentícia é necessário procurar um advogado (a) para ingressar com uma ação judicial. Na ação será apresentado todo caso ao juiz, demostrando a obrigatoriedade da parte em pagar os alimentos e sua possibilidade financeira, bem como apresentando as despesas do alimentando. OBS: se as partes estiverem de acordo em relação à pensão e os valores, deve-se procurar um advogado para requerer ao juiz a homologação de acordo.

▪️Mesmo o pai estando desempregado posso pedir a pensão? SIM, mesmo que quem deva apagar os elementos esteja desempregado, as necessidades de quem precisa dele continua, precisam sobreviver e sendo um item de primeira necessidade, os juízes costumam fixar um valor para o alimentando pagar.

▪️Quando acaba a obrigação alimentar? O Código Civil estabelece que os pais tem o dever de sustento até os 18 anos, após isso, há o dever de prestar assistência. A jurisprudência consolidada define que a obrigação de prestar alimentos se encerra quando os filhos têm a condição de auto-sustentação com o término da faculdade, quando completar 24 anos ou se casar.

▪️Posso pedir pensão antes do filho nascer? SIM, chama-se alimentos gravídicos e devem ser garantidos pelo pai durante a gravidez. Neste tipo de pedido sera preciso reunir indícios de paternidade.

Lembre-se: A pensão alimentícia é um direito garantido por lei, e não favor.

#direitocivil #pensaoalimenticia #advocacianapratica #vidadeadvogado #direitodefamilia

#consultoriajuridica #homeoffice #civillow

  • Publicações7
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações230
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-pensao-alimenticia/1104673482

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)